Esta série de vídeos tem objetivo de fomentar o debate qualificado sobre polícia, democracia e segurança pública. Nesse contexto, trazemos reflexões de policiais, pesquisadores e integrantes da sociedade civil sobre letalidade e vitimização policial. A campanha é uma parceria do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Oak Foundation.
Reflexões para preservar vidas na atuação policial
Nem herói, nem vilão: um profissional da segurança pública
O dia a dia de um profissional da segurança pública, as decisões e os riscos envolvendo a profissão, a decisão sobre momento de fazer uso da força: entenda como é a vida desses profissionais que sofrem com a desvalorização social e que também morrem em conflitos e intervenções.
Uso progressivo da força: o momento que o policial decide
O policial tem a prerrogativa e autonomia de decisão sobre o uso da força em suas atividades, e por isso esse debate é tão relevante. Neste vídeo, falamos sobre os protocolos de uso progressivo da força e como ele pode ser feito apenas em momentos excepcionais e com objetivo concreto de manutenção da segurança pública.
Equipamentos de segurança e armamento menos letal
Coletes balísticos, câmeras corporais, teasers... Como os equipamentos de segurança e armamentos menos letais protegem os policiais e a sociedade de ações violentas? São mecanismos importantes de controle da atuação policial, fundamentais também para a proteção do profissional que se arrisca todos os dias em sua atuação.
Abordagem policial e racismo estrutural: o que um tem a ver com o outro?
Em uma sociedade estruturalmente racista, a atividade policial não está imune a isso. Policiais são agentes da lei e por isso devem tratar todas as pessoas como cidadãos. Por outro lado, as grandes operações policiais acontecem em territórios majoritariamente periféricos e negros no Brasil, ao mesmo tempo em que a maioria dos policiais assassinados no país são pessoas negras.
Controle da atividade policial
Conheça os mecanismos de controle e supervisão disponíveis no Brasil e de que forma eles são utilizados. Há caminhos possíveis para redução da vitimização na atuação policial, e eles são abordados neste vídeo.