Nossa história

Em meados dos anos 2000, um grupo de especialistas em Segurança Pública reuniu-se pela primeira vez para debater a possibilidade de criação de um canal permanente de discussão em nível nacional. A motivação era a certeza de que se fazia urgente a construção de um espaço de referência e cooperação técnica na área da atividade policial e da gestão da Segurança Pública no Brasil. Compunham a mesa de discussões membros da sociedade civil, universidades e forças policiais. Muitos já haviam trabalhado em conjunto antes.

Quase sempre, no entanto, essas parcerias eram realizadas em períodos de crise e não tinham continuidade para além dos períodos de tensão, impossibilitando uma reflexão contínua e profunda sobre como melhorar a situação da polícia e sua relação com os cidadãos.

2006 18 anos de história 2024

Era preciso que o diálogo entre esses atores de áreas aparentemente diversas, mas de grande interdependência, se expandisse na forma de uma rede nacional. Com o apoio da Fundação Ford, da Open Society Foundation e da Fundação Tinker, entre outras instituições, constituiu-se, em março de 2006, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Aposta na transparência na elaboração da política pública: Desde os primeiros anos de atividade, ficou claro que a formulação de políticas precisava trabalhar sobre informações e dados cuja produção e acesso eram bastante precários. Rapidamente, a busca por fomentar a transparência por meio da cobrança e apoio à gestão pública tornou-se uma das linhas mestras de atuação do FBSP.

Desafio permanente da pluralidade democrática: Para se manter como um canal ativo de discussões, o FBSP foi concebido como um espaço neutro no que toca à política partidária, sem se pretender um espaço desprovido de política no sentido amplo. Divergências de toda ordem são vividas de forma intensa, e um esforço constante é feito para canalizar as tensões que emergem permanentemente para o aprofundamento de reflexões e o enriquecimento da prática democrática.

Em 2024, o FBSP completa 18 anos de atuação com um portfólio de mais de 200 ações, entre projetos de pesquisa, diagnósticos, avaliações, advocacy, incidência, cursos e apoio a planejamento e implementação de políticas públicas. Essa é a história de uma organização que se fortalece a cada dia e que ainda tem muito a contribuir com o país pela força da união de sua rede de associados e parceiros, com o eixo da luta da segurança pública enquanto direito fundamental.

2023

Lançamento do Mapa dos Desaparecidos no Brasil.

2022

Lançamento do 1º relatório de pesquisa "Violência contra meninas e mulheres no 1º semestre de 2022", trazendo dados inéditos do primeiro semestre do ano sobre a temática, nos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

2021

Lançamento do Cartografias da Violência na Amazônia.

2020

Estatísticas criminais do ano de 2019 e do primeiro semestre de 2020 - edição especial em decorrência da pandemia de Covid-19.

2019

Lançamento do Fonte Segura.

2018

Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, elaborado pelo FBSP em conjunto com o Ministério da Segurança Pública, é aprovado pelo decreto 9.630, de 26 de dezembro de 2018. O plano tem duração de dez anos.

Samira Bueno recebe o prêmio Santo Dias de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo.

2017

Monitor da Violência.

1ª edição da pesquisa Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil.

1ª edição do Selo FBSP de Práticas Inovadoras.

2016

1ª edição do Atlas da Violência.

2015

O FBSP passa a utilizar o conceito de mortes violentas intencionais (MVI) no Anuário, visibilizando as mortes por intervenção policial e os assassinatos de policiais.

2014

Pesquisa “Opinião dos Policiais Brasileiros sobre Reformas e Modernização da Segurança Pública”.

Pesquisa “Mulheres nas Instituições Policiais".

FBSP recebe o Prêmio Direitos Humanos na Categoria Segurança Pública.

2013

Projeto Instituições Participativas no Âmbito da Segurança Pública Brasileira: Programas Impulsionados por Organizações Policiais.

Projeto Financiamento da Segurança Pública no Brasil.

2012

Primeiros resultados do projeto Gestão e Disseminação de Dados da Política Nacional de Segurança Pública são publicados.

Primeira edição do Anuário utilizando a Lei de Acesso à Informação. É também a primeira edição em que o FBSP consegue consolidar dados de homicídios com registros policiais para todo o país.

2011

Lançamento do livro “As Ciências Sociais e os pioneiros nos estudos sobre crime, violência e direitos humanos no Brasil”, organizado por Renato Sérgio de Lima e José Luis Ratton.

Renato Sérgio de Lima recebe o prêmio Trip Transformadores.

2010

Juventude e Prevenção da Violência, mais de 20 produtos divulgados.

2009

1º edição do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-Violência) é lançada. O IVJ-Violência será atualizado mais três vezes, sendo duas delas com a inclusão da desigualdade racial como foco.

1ª Pesquisa nacional sobre exposição dos jovens à violência.

2008

Programa de Bolsas Paulo de Mesquita Neto.

Início do Projeto Juventude e Prevenção da Violência, em parceria com o Ministério da Justiça.

2007

Lançamento da Revista Brasileira de Segurança Pública, do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e do Encontro Anual do FBSP.

2006

Reunião de Criação do FBSP em Belo Horizonte.