Era preciso que o diálogo entre esses atores de áreas aparentemente diversas, mas de grande interdependência, se expandisse na forma de uma rede nacional. Com o apoio da Fundação Ford, da Open Society Foundation e da Fundação Tinker, entre outras instituições, constituiu-se, em março de 2006, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Aposta na transparência na elaboração da política pública: Desde os primeiros anos de atividade, ficou claro que a formulação de políticas precisava trabalhar sobre informações e dados cuja produção e acesso eram bastante precários. Rapidamente, a busca por fomentar a transparência por meio da cobrança e apoio à gestão pública tornou-se uma das linhas mestras de atuação do FBSP.
Desafio permanente da pluralidade democrática: Para se manter como um canal ativo de discussões, o FBSP foi concebido como um espaço neutro no que toca à política partidária, sem se pretender um espaço desprovido de política no sentido amplo. Divergências de toda ordem são vividas de forma intensa, e um esforço constante é feito para canalizar as tensões que emergem permanentemente para o aprofundamento de reflexões e o enriquecimento da prática democrática.
Em 2024, o FBSP completa 18 anos de atuação com um portfólio de mais de 200 ações, entre projetos de pesquisa, diagnósticos, avaliações, advocacy, incidência, cursos e apoio a planejamento e implementação de políticas públicas. Essa é a história de uma organização que se fortalece a cada dia e que ainda tem muito a contribuir com o país pela força da união de sua rede de associados e parceiros, com o eixo da luta da segurança pública enquanto direito fundamental.