O FBSP estrutura suas atividades em torno de um pensamento estratégico que valoriza a informação como eixo de transformação e mudança social. Na prática, isso se traduz em um programa de trabalho pautado na circulação de dados e de conhecimento acerca da realidade da área e, ainda, na aproximação e na construção de pontes de diálogo entre diferentes segmentos que lidam cotidianamente com o tema.
É assim que a atuação do FBSP vem permitindo que os dados existentes sejam convertidos em insumo para a ação política. Mais do que a produção e divulgação de informações, busca-se consolidar uma narrativa que seja assumida como crível e capaz de mudar o cotidiano da população, fugindo da lógica perversa que retroalimenta um quadro de insegurança crescente e reproduz padrões e de culturas políticas que aceitam a violência como linguagem.
Nessa proposta, a Segurança Pública é entendida como um serviço público, baseado na prevenção e na repressão qualificada, com respeito à equidade, à dignidade humana e guiado pelo respeito aos Direitos Humanos e ao Estado democrático de Direito. O FBSP é organizado como uma associação, em que a adesão dos membros é livre. Cada candidato deve comprovar seu compromisso com a segurança pública e com os valores do FBSP, através assinatura da Carta de Princípios.
Os conselhos administrativo e fiscal são renovados por meio de eleições regidas pelas regras do Estatuto Social e traçam as linhas mestras que guiam a atuação da equipe executiva, sediada na cidade de São Paulo.