Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Atualizado em 19.10.2020


O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelo Tesouro Nacional, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública. A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área, contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados. Além disso, produz conhecimento, incentiva a avaliação de políticas públicas e promove o debate de novos temas na agenda do setor. Trata-se do mais amplo retrato da segurança pública brasileira.

***

Passados alguns meses muito difíceis nos quais nós, brasileiros e brasileiras, assim como a maior parte da população mundial, vivemos uma rotina muito diferente da sua vida normal, tendo de adotar duras medidas de distanciamento social para evitar a propagação do novo coronavírus, a edição 2020 do Anuário faz um balanço mais amplo acerca dos impactos da pandemia no crime e na violência no Brasil.

São questões de fundo para a análise: as medidas sanitárias contribuíram com aumento da subnotificação de alguns crimes? A menor circulação de pessoas nas cidades reduziu as oportunidades para o cometimento de crimes? Ou ainda: a redução ou o crescimento em diversos indicadores criminais representa o aprofundamento de tendências já em curso e anteriores à 2020?

Neste momento ainda é difícil precisar o que é efeito das medidas de distanciamento social e o que não é. É importante, no entanto, um olhar mais atento a cada um dos principais indicadores criminais aqui reunidos e nos atentarmos para as especificidades de cada Unidade da Federação (UF) e Região.

Ao olharmos retroativamente para o cenário que efetivamente se desenvolveu, podemos perceber que as previsões mais pessimistas não se concretizaram. Porém, infelizmente, é fato que o Brasil perdeu, entre 2019 e 2020, uma grande oportunidade de transformar a tendência de redução das mortes violentas intencionais observada entre 2018 e meados de 2019 em algo permanente e que servisse de estímulo para salvar ainda mais vidas.

O Brasil perdeu-se em múltiplas narrativas políticas em disputa e a população, mais uma vez, está tendo que lidar com os efeitos deletérios e perversos de um modelo de segurança pública obsoleto e que até hoje não foi palco de grandes reformas, mesmo após a Constituição de 1988.

Acesse a Publicação

Publicações Anteriores

13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

PUBLICAÇÃO

12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

PUBLICAÇÃO

11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

PUBLICAÇÃO

10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

PUBLICAÇÃO

9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

PUBLICAÇÃO

8º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

PUBLICAÇÃO

7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

PUBLICAÇÃO

6º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

PUBLICAÇÃO

5º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

PUBLICAÇÃO

4º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

PUBLICAÇÃO

3º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

PUBLICAÇÃO

2º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

PUBLICAÇÃO

1º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

PUBLICAÇÃO

Principais Publicações


Revista Brasileira de Segurança Pública
Atlas da Violência 2020
A Vitimização de Mulheres no Brasil
Rio Sob Intervenção


Neste Atlas da Violência 2020, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), construímos e analisamos inúmeros indicadores para melhor compreender o processo de acentuada violência no país.


O Anuário Brasileiro de Segurança Pública compila e analisa dados de registros policiais sobre criminalidade, informaçes sobre o sistema prisional e gastos com segurança pública, entre outros recortes introduzidos a edição.


O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com o apoio do Instituto Betty e Jacob Lafer, investiu na reconstrução da história da política de segurnça pública do estado de São Paulo.


Categorias

Publicações Recentes

Financiamento Coletivo

Você pode contribuir como o trabalho do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e assim ajudar a construir uma segurança pública moderna e eficiente para o país. Indivíduos e organizações podem efetuar doações, de forma única ou mensal. Colabore para que possamos continuar fazendo a diferença.

Para fazer parte da rede de associados do FBSP, consulte a página associe-se. Caso já seja associado e queira pagar sua anuidade, por favor, entre em contato através do endereço contato@forumseguranca.org.br.

Faça Parte

25,00 Mês

Faça Parte

50,00 Mês

Faça Parte

100,00 Mês

Faça Parte

200,00 Mês

Faça Parte

Outro Valor

Cadastre-se e fique por dentro das novidades do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

CADASTRE-SE

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

FÓRUM BRASILEIRO
DE SEGURANÇA PÚBLICA

Telefone: 55 11 3081-0925

E-mail: contato@forumseguranca.org.br

Apoio Institucional

FORD FOUNDATIONOPEN SOCIETY

(CC) FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA

FÓRUM BRASILEIRO
DE SEGURANÇA PÚBLICA

Telefone: 55 11 3081-0925

E-mail: contato@forumseguranca.org.br

Apoio Institucional

FORD FUNDATIONOPEN SOCIETY