Nossa História


Em meados dos anos 2000, um grupo de especialistas em segurança pública reuniu-se pela primeira vez para debater a possibilidade de criação de um canal permanente de discussão em nível nacional. A motivação era a certeza de que se fazia urgente a construção de um espaço de referência e cooperação técnica na área da atividade policial e da gestão da segurança pública no Brasil. Compunham a mesa de discussões membros da sociedade civil, universidades e forças policiais. Muitos já haviam trabalhado em conjunto antes. Quase sempre, no entanto, essas parcerias eram realizadas em períodos de crise e não tinham continuidade para além dos períodos de tensão, impossibilitando uma reflexão contínua e profunda sobre como melhorar a situação da polícia e sua relação com os cidadãos. Era preciso que o diálogo entre esses atores de áreas aparentemente diversas, mas de grande interdependência, se expandisse na forma de uma rede nacional. Com o apoio da Fundação Ford, da Open Society Foundation e da Fundação Tinker, entre outras instituições, constituiu-se em março de 2006 o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A aposta na transparência na elaboração da política pública Desde os primeiros anos de atividade, ficou claro que a formulação de políticas precisava trabalhar sobre informações e dados cuja produção e acesso eram bastante precários. Rapidamente, a busca por fomentar a transparência através da cobrança e apoio à gestão pública tornou-se uma das linhas mestras de atuação do FBSP. O desafio permanente da pluralidade democrática. Para se manter como um canal ativo de discussões, o FBSP foi concebido como um espaço neutro no que toca à política partidária, sem se pretender um espaço desprovido de política no sentido amplo. Divergências de toda ordem são vividas de forma intensa e um esforço constante é feito para canalizar as tensões que emergem permanentemente para o aprofundamento de reflexões e o enriquecimento da prática democrática. Em março de 2020, o FBSP completa 14 anos de atividade com um portfólio de mais de 200 ações entre projetos de pesquisa, diagnósticos, avaliações, advocacy, cursos e apoio a planejamento e implementação de políticas públicas. Essa é a história de uma organização que se fortalece a cada dia e que ainda tem muito a contribuir com o país pela força da união de sua rede de associados e parceiros.

QUEM SOMOS

EQUIPE

TRANSPARÊNCIA

ASSOCIADOS



No Atlas da Violência, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), construímos e analisamos inúmeros indicadores para melhor compreender o processo de acentuada violência no país.


O Anuário Brasileiro de Segurança Pública compila e analisa dados de registros policiais sobre criminalidade, informaçes sobre o sistema prisional e gastos com segurança pública, entre outros recortes introduzidos a edição.


O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com o apoio do Instituto Betty e Jacob Lafer, investiu na reconstrução da história da política de segurnça pública do estado de São Paulo.


Categorias

Publicações Recentes

Cadastre-se e fique por dentro das novidades do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

CADASTRE-SE

Captcha obrigatório
Verifique seu e-mail para confirmar o cadastro.