Acervo Digital do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública - FBSP valoriza a informação como eixo de transformação e mudança social. Na prática, isso se traduz em um programa de trabalho pautado na circulação de dados e de conhecimento acerca da realidade da área e, ainda, na aproximação e na construção de pontes de diálogo entre diferentes segmentos que lidam cotidianamente com o tema. O Acervo Digital do FBSP armazena de forma estruturada a produção bibliográfica institucional, visando a organização, disponibilização, facilidade na busca, recuperação, acesso e preservação dessas informações.

Photo by @inspiredimages
 

Comunidades no repositório

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 15 de 15
Imagem de Miniatura

Amazônia e segurança pública

Imagem de Miniatura

Democracia e segurança pública

Imagem de Miniatura

Juventude e violência

Imagem de Miniatura

Produção de informação

Imagem de Miniatura

Selo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de práticas inovadoras- Selo FBSP de Práticas Inovadoras- Casoteca

Imagem de Miniatura

Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Imagem de Miniatura

Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Imagem de Miniatura

Políticas de segurança pública

Imagem de Miniatura

Profissionais de segurança pública

Imagem de Miniatura

Sistema prisional e encarceramento

Imagem de Miniatura

Atlas da violência

Imagem de Miniatura

Financiamento e gastos com segurança pública

Imagem de Miniatura

Prevenção da violência

Imagem de Miniatura

Racismo e segurança pública

Imagem de Miniatura

Violência contra meninas e mulheres

Submissões Recentes

Item
Feminicídios em 2023
2024-03-07, Levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) aponta que ao menos 10.655 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, entre os anos de 2015 e 2023. Segundo o relatório, o número de feminicídios no país cresceu 1,4% entre 2022 e 2023 e atingiu a marca de 1.463 vítimas no ano passado, indicando que mais de quatro mulheres foram vitimadas a cada dia. As pesquisadoras apontam que esse é o maior número da série histórica iniciada pelo FBSP em 2015, quando entrou em vigor a Lei 3.104/15. A legislação vigente qualifica o feminicídio como um crime que decorre de violência doméstica e familiar em razão da condição de sexo feminino, em razão de menosprezo à condição feminina, e em razão de discriminação à condição feminina.Bueno, Samira; Sobral, Isabela; Lagreca, Amanda; Carvalho, Thais; Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
Item
Raio-x das forças de segurança pública no Brasil
2024-02, Esse estudo tem como objetivo jogar luz a dados que possam ser usados para a discussão sobre o impacto da organização dos cargos, salários e carreiras das forças de segurança pública na mitigação/solução de falhas e ruídos estruturais do sistema de segurança do país. Trazemos um panorama sobre tais temas a partir de dados de fontes oficiais. Os dados mostram que sem que sejam repensadas as estruturas de carreiras na segurança pública, pouco se avançará na busca por maior efetividade e eficiência na prestação dos serviços e na garantia de um direito fundamental.Lima, Renato Sérgio de; Bueno, Samira; Marques, David; Silvestre, Giane; Tonelli, Gabriel; Sobral, Isabela; Nascimento, Talita; Carvalho, Thaís; Lagreca, Amanda; Martins, Cauê; Matosinhos, Isabella; Bohnenberger, Marina; Carvalho, Leonardo; Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Item
Dilemas da justiça penal para a magistratura gaúcha: relatório de pesquisa
2023, O presente relatório de pesquisa foi realizado com juízes e desembargadores ligados ao Tribunal de Justiça do RS, de forma que foi possível mapear as tendências dos profissionais ao tratarem de questões que afetam o seu dia a dia, como o funcionamento das audiências de custódia, a adoção de medidas cautelares, a criação da figura do juiz de garantias, o porte, o uso e o tráfico de drogas, o combate à violência contra a mulher e o uso de câmeras nos uniformes dos policiais, entre outros assuntos pertinentes a esse universo.Azevedo,, Rodrigo Ghiringhelli de
Item
Atlas da violência 2023
2023, Mais uma parceria entre o IPEA e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, está no ar o Atlas da Violência 2023. Como nas edições anteriores, busca-se retratar a violência no Brasil, principalmente, a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. São informações sobre homicídios analisadas à luz da perspectiva de gênero, raça, faixa etária, entre outras. A novidade deste ano fica por conta de dados sobre a violência contra idosos.Lima, Renato Sérgio de; Alves, Paloma Palmieri; Marques, David; Lins, Gabriel de Oliveira Accioly; Camarano, Ana Amélia; Silva, Frederico Augusto Barbosa da; Coelho, Danilo; Sobral, Isabela; Armstrong, Karolina Chacon; Villela, Milena; Macedo, Hugo; Moura, Luciano; Lunelli, Isabella Cristina; Bernardes, Liliane; Brandão, Juliana; Martins, Juliana; Pacheco, Dennis; Nascimento, Talita; Lagreca, Amanda; Carvalho, Thaís; Fernandes, Daniele; Pereira, Carolina de Freitas; Ribeiro, Thamires da Silva; Arouca, Bruno; Vela , Ricardo; Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
Item
Cartografias da violência na Amazônia
2023, O Fórum Brasileiro de Segurança Pública lança neste dia 30 de novembro o estudo “Cartografias da Violência na Amazônia”, que traz informações e análises sobre crimes ambientais, crime organizado, violência contra os povos originários, feminicídios, tráfico de drogas e uma série de outras categorias. Todas elas são fundamentais para se compreender as dinâmicas ilícitas na região da Amazônia Legal. ​ ​Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)