Não-formal e informal no ensino policial
Categorias: Profissionais de segurança pública
Autor(es)/Pesquisador(es): Antonio Alberto Brunetta
Tags: Concepções de formação, ensino policial, Formação policial, polícia militar, Reforma do ensino policial
Tipo de publicação: Artigo, Revista Brasileira de Segurança Pública
Ano da publicação: 2015
Formato: Pdf
O artigo analisa as contradições do processo de formação do policial militar no estado de São Paulo, considerando o atrelamento das práticas modernizantes da instituição às concepções liberais, as quais articulam os fundamentos democráticos à condição de mera aparência e solidificam as práticas tradicionais de promoção do controle social e a reprodução das desigualdades. Foram realizadas entrevistas com os comandantes das escolas PMESP, confirmando que a dinâmica de sustentação das práticas e dos discursos de tendência liberal é operada por meio das articulações entre o não formal e o informal em seu sistema de ensino.
RBSP, v. 9, n. 2, Ago/Set 2015
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