atlas2020_mockup

Atlas da Violência 2020


Categorias: Produção de informação

Autor(es)/Pesquisador(es): Daniel Cerqueira, Samira Bueno, Paloma Palmieri Alves, Renato Sergio de Lima, Enid R. A. da Silva, Helder Ferreira, Amanda Pimentel, Betina Barros, David Marques, Dennis Pacheco, Gabriel de Oliveira Accioly Lins, Igor dos Reis Lino, Isabela Sobral, Isabel Figueiredo, Juliana Martins, Karolina Chacon Armstrong, Taís da Silva Figueiredo
Tipo de publicação:  Infográfico de divulgação, Livro, Relatório de pesquisa
Ano da publicação: 2020
Formato: PDF


Neste Atlas da Violência 2020, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), construímos e analisamos inúmeros indicadores para melhor compreender o processo de acentuada violência no país.

Os números de óbitos são contabilizados a partir da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) como eventos que envolvem agressões e óbitos provocados por intervenção legal (códigos X85-Y09 e Y35-Y36). A Classificação Internacional de Doenças é publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e padroniza a codificação de doenças e mortalidade por causas externas em todo o mundo desde 1893.

Os dados divulgados referem-se ao período de 2008 a 2018, considerando as informações mais recentes tabuladas pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e divulgadas no site do Departamento de Informática do SUS – DATASUS.



ACESSE A PUBLICAÇÃO




Publicações relacionadas