Formação de policiais para o enfrentamento da violência de gênero


Desde 2015 o FBSP incluiu de forma permanente em sua agenda o tema do enfrentamento da violência contra mulheres e meninas. Além dos dados levantados pelo FBSP desde o primeiro Anuário Brasileiro de Segurança Pública referentes à violência contra as mulheres, realizamos em 2016 a pesquisa A polícia precisa falar sobre estupro, duas edições da pesquisa Visível e Invísel: a vitimização de mulheres no Brasil (2017 e 2019), e também desde 2016 são realizados oficinas sobre essa temática para profissionais de segurança pública de todo o Brasil coordenadas por Fiona Macaulay e Juliana Martins, autoras deste Manual.
 
Desde que começamos a divulgar os números de violência contra as mulheres eles vêm crescendo a cada ano. Isso se deve a inúmeros fatores: melhora nos registros, melhora nos canais de denúncia, maior compreensão dos profissionais e sociedade sobre a importância de nos reposicionarmos, mas também porque, apesar dos avanços, a violência contra mulheres e meninas continua aumentando. E é inaceitável saber que a cada dois minutos no Brasil uma mulher sofre uma agressão em decorrência de violência doméstica; que mulheres ainda são assassinadas porque queimaram o feijão ou porque terminaram um relacionamento. É com essa indignação que o FBSP tem se mantido firme no propósito de conferir transparência e visibilidade aos números relacionados à violência contra meninas e mulheres para que possamos ter a real dimensão do problema que temos que enfrentar. Portanto, buscando contribuir para o aprimoramento das políticas públicas na área e melhoria da atuação dos profissionais que compõem a rede de proteção a mulheres e meninas vítimas de violência, esperamos que este Manual possa contribuir para o aperfeiçoamento de profissionais da segurança pública através de uma metodologia inovadora e fornecendo instrumentos para que policiais possam exercitar novas maneiras de falar sobre esse tema.  

Outras Publicações


Revista Brasileira de Segurança Pública
Atlas da Violência 2020
Anuário Brasileiro de Segurança Pública
A Vitimização de Mulheres no Brasil
Faça parte das nossas publicações

Quer publicar na Revista Brasileira de Segurança Pública?



Neste Atlas da Violência 2020, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), construímos e analisamos inúmeros indicadores para melhor compreender o processo de acentuada violência no país.


O Anuário Brasileiro de Segurança Pública compila e analisa dados de registros policiais sobre criminalidade, informaçes sobre o sistema prisional e gastos com segurança pública, entre outros recortes introduzidos a edição.


O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com o apoio do Instituto Betty e Jacob Lafer, investiu na reconstrução da história da política de segurnça pública do estado de São Paulo.


Categorias

Publicações Recentes

Financiamento Coletivo

Você pode contribuir como o trabalho do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e assim ajudar a construir uma segurança pública moderna e eficiente para o país. Indivíduos e organizações podem efetuar doações, de forma única ou mensal. Colabore para que possamos continuar fazendo a diferença.

Para fazer parte da rede de associados do FBSP, consulte a página associe-se. Caso já seja associado e queira pagar sua anuidade, por favor, entre em contato através do endereço contato@forumseguranca.org.br.

Faça Parte

25,00 Mês

Faça Parte

50,00 Mês

Faça Parte

100,00 Mês

Faça Parte

200,00 Mês

Faça Parte

Outro Valor

Cadastre-se e fique por dentro das novidades do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

CADASTRE-SE

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

FÓRUM BRASILEIRO
DE SEGURANÇA PÚBLICA

O escritório do FBSP encontra-se fechado devido à pandemia de Covid-19.
Todas as atividades são realizadas por nossa equipe de forma remota.
Para contato, utilize os seguintes canais:

Telefone: +55 11 94120-2226

E-mail: contato@forumseguranca.org.br

Apoio Institucional

FORD FOUNDATIONOPEN SOCIETY

(CC) FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA

FÓRUM BRASILEIRO
DE SEGURANÇA PÚBLICA

O escritório do FBSP encontra-se fechado devido à pandemia de Covid-19. Todas as atividades são realizadas por nossa equipe de forma remota.
Para contato, utilize os seguintes canais:

Telefone: +55 11 3081-0925
Celular: +55 11 94120-2226

E-mail: contato@forumseguranca.org.br

Apoio Institucional

FORD FUNDATIONOPEN SOCIETY