O 18º ENCONTRO DO FÓRUM BRASILEIRO
DE SEGURANÇA PÚBLICA

O 18º Encontro vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 de agosto na cidade de Recife, Pernambuco.

2024 é um ano de celebrações pelos 18 anos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Tendo o Marco Zero do Recife como referência, vamos lembrar como tudo começou, olhar para o caminho trilhado e para o caminho que desejamos percorrer no futuro que se avizinha.

Realização

Correalização

Patrocínio

O Encontro do FBSP

Com seu formato itinerante, o Encontro do FBSP é um espaço privilegiado para a reunião de diferentes segmentos que buscam soluções para a redução da violência e da insegurança, em especial aqueles preocupados com o desenvolvimento de estratégias de prevenção e repressão qualificada para a redução dos homicídios e outros crimes violentos, enfrentamento da violência contra as mulheres, aprimoramento do sistema prisional, enfraquecimento do crime organizado e melhoria das condições de financiamento e gestão das políticas públicas de segurança.

17 edições do Encontro

Em suas 16 edições realizadas, os Encontros anuais já reuniram mais de 10 mil participantes, destacados por seu envolvimento com iniciativas de inovação e aperfeiçoamento das instituições de segurança pública e interessados no compartilhamento de conhecimentos e experiências nas diversas áreas de atuação neste campo. Com a pandemia de Covid-19, o Encontro teve que ser realizado virtualmente. Se, por um lado perdemos a alegria do encontro presencial, dos abraços e conversas, ganhamos em capacidade de conexão com pessoas em diferentes lugares do mundo. As edições de 2020 e 2021 foram realizadas totalmente nessa modalidade, com cerca de 6 mil inscritos, sendo pessoas de mais de 5 países e todas as UFs brasileiras. A última edição, em 2022, foi realizada de maneira híbrida: dois dias de atividades online e dois dias de encontro presencial, nos fazendo relembrar a importância de estarmos no mesmo local discutindo e trocando.

Assim, os Encontros do FBSP vêm ao longo dos últimos 16 anos cumprindo a difícil tarefa de suprir a falta de oportunidades para debates na área de polícia e segurança pública, tanto por meio da criação de um espaço para o intercâmbio técnico qualificado, como pelo incentivo à interação e integração entre setores da sociedade tradicionalmente isolados, e que são de suma importância para a criação de um debate democrático e plural.

A programação dos encontros é normalmente estruturada em conferências internacionais, oficinas e mesas-redondas, sessões de apresentação de trabalhos e plenárias, tendo sempre como eixo central a apresentação e discussão sobre práticas para o aprimoramento e inovação no setor de segurança pública no Brasil.

encontro-sobre-1encontro-sobre-2encontro-sobre-3

Todos os Encontros

6º ENCONTRO2012
Logo 6º ENCONTRO ACESSE
5º ENCONTRO2011
Logo 5º ENCONTRO ACESSE
4º ENCONTRO2010
Logo 4º ENCONTRO ACESSE
3º ENCONTRO2009
Logo 3º ENCONTRO ACESSE
2º ENCONTRO2008
Logo 2º ENCONTRO ACESSE
1º ENCONTRO2007
Logo 1º ENCONTRO ACESSE