Nota – falecimento de David Bayley


Categorias:

Ano da publicação: 2020


Nota de pesar pelo falecimento de David Bayley

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública recebe, com imensa tristeza, a notícia do falecimento de David Bayley, 87 anos, um dos pesquisadores de segurança pública e policiamento mais importantes e respeitados do mundo. Autor de 18 livros acadêmicos – vários traduzidos para o português –, Bayley é lembrado por sua generosidade e apoio na mentoria de estudantes e colegas da Universidade do Estado de Nova York em Albany, onde foi reitor da Escola de Justiça Criminal. Bayley também se mostrava acessível a pesquisadores internacionais que encontrava pelas inúmeras conferências internacionais das quais participou.

Colegas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública recordam de seu enorme conhecimento quando tiveram a oportunidade de ouvi-lo como palestrante especial no 2º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em Recife (2008). Em entrevista à Revista Brasileira de Segurança Pública (ano 1, ed. 1, 2007), ele enfatizava a importância do policiamento inteligente como elemento central na reforma das polícias: “Temos que falar mais sobre policiamento inteligente, e o policiamento inteligente leva ao policiamento com respeito ao público, e o policiamento com respeito requer responsabilização (accountability)”.

As palavras de Bayley são especialmente relevantes na atual conjuntura, em que a noção de policiamento inteligente é frequentemente esquecida ou difamada. Assim, para que seja possível honrar sua memória, redobraremos nossos esforços em seguir seus conselhos.



ACESSE A PUBLICAÇÃO




Publicações relacionadas